Página de Entrada |

1. Como utilizar a Pesquisa Geral?
Como próprio nome indica esta é uma pesquisa geral, o utilizador poderá procurar nos diversos campos disponíveis uma palavra ou expressão, sendo para tal necessário digitá-la (s) no campo em branco. À direita, encontra uma lista pré-definida com opções que permitirão refinar a pesquisa, assim sendo o utilizador poderá optar por Pesquisar Pelo menos por uma palavra (ou seja os resultados da pesquisa deverão reflectir pelo menos uma de entre as palavras digitadas pelo utilizador) ou por Todas as palavras (os resultados da pesquisa deverão reflectir todas as palavras, embora as mesmas possam estar em diversos campos), ou Frase única (os resultados da pesquisa apenas poderão reflectir a totalidade da frase digitada pelo utilizador).

Tem ainda a possibilidade de escolher, se pretende, que a pesquisa recaia apenas sobre os registos com imagem(s) associada(s). Para o fazer é necessário seleccionar Registo com Imagem. Se pretender a totalidade de registos não deverá seleccionar esta opção, caso contrário a pesquisa fica condicionada apenas aos registos com imagem.
Por exemplo: Se digitarmos a palavra "arte", o resultado da pesquisa será todos os registos onde conste a palavra arte. Se efectuarmos a mesma pesquisa, mas tendo o Registo com Imagem seleccionado, teremos todos os registos onde conste a palavra arte, mas que tenham uma imagem associada.

Antes de efectuar a pesquisa deverá escolher o formato de apresentação de dados que pretende visualizar. As três opções são: Lista (apresenta os resultados em listagem simples sem fotografia, para mais informação deverá carregar em cima do registo), Álbum (apresenta as imagens dos objectos que correspondem à pesquisa, para aceder a mais informação o utilizador deverá carregar na imagem) e Resumido (apresenta uma listagem dos objectos com fotografia e alguma informação, para mais informação carregar na imagem ou em + Info).

Para accionar a pesquisa terá de carregar em OK.


2. Como utilizar a Pesquisa Orientada?
Quando o utilizador selecciona esta pesquisa são apresentadas na página as seguintes questões que podemos colocar à(s) base(s) de dados: Quem? O Quê? Como?. O utilizador deverá escrever no campo relativo a cada uma das perguntas o texto que pretende obter como resposta.
De seguida pode escolher se pretende que a pesquisa recaia ou não sobre os registos com imagem(s) associada(s). Para o fazer é necessário seleccionar Registo com Imagem. Se pretender obter a totalidade de registos não deverá seleccionar esta opção, caso contrário a pesquisa fica condicionada apenas aos registos com imagem.
Também, poderá escolher o formato de apresentação dos dados que pretende visualizar. As três opções são: Lista (apresenta os resultados em listagem simples sem fotografia, para mais informação deverá carregar em cima do registo), Álbum (apresenta as imagens dos objectos que correspondem à pesquisa, para aceder a mais informação o utilizador deverá carregar na imagem) e Resumido (apresenta uma listagem dos objectos com fotografia e alguma informação, para mais informação carregar na imagem ou em + Info).
Para accionar a pesquisa terá de carregar em OK

O que posso pesquisar em Quem?
O utilizador deverá digitar o nome de pessoas ou entidades que possuam algum tipo de relação de autoria com os objectos / peças.

O que posso pesquisar em O Quê?
O utilizador deverá digitar a designação do objecto que pretende pesquisar.

O que posso pesquisar em Como?
Pode pesquisar digitando a denominação do material ou técnicas utilizadas para a produção dos objectos.



3. Como utilizar a Pesquisa Específica?
A Pesquisa Específica permite efectuar pesquisas por um ou mais campos, criar condições e cruzar a informação.
O campo nº 1, como se indica é de preenchimento obrigatório, o utilizador poderá aceder a uma lista Pré-definida com os seguintes campos: Número de inventário, Autor, Designação e Título, selecciona uma destas opções e digita no campo em branco do lado direito a informação que lhe corresponde.
Se o utilizador não pretender cruzar ou criar condição de pesquisa poderá accionar a mesma carregando em OK.

Caso o utilizador pretenda cruzar informação deverá preencher os outros campos a pesquisar. No campo nº 2, que é um campo opcional, o utilizador poderá criar uma condição seleccionando na lista Pré-definida a opção Ou (que significa que a pesquisa será efectuada pela informação colocada no campo 1 ou a que é colocada no campo 2 e apresenta como resultados os dados que foram colocados no campo 1 e no campo 2), a opção E (que significa que a pesquisa será efectuada pela informação colocada no campo 1 e a que é colocada no campo 2, como resultado da pesquisa são os objectos cuja informação correspondem exactamente àquela que o utilizador introduziu nos campos por ele definidos).

De seguida pode escolher se pretende que a pesquisa recaia ou não sobre os registos com imagem(s) associada(s). Para o fazer é necessário seleccionar Registo com Imagem. Se pretender a totalidade de registos não deverá seleccionar esta opção, caso contrário a pesquisa fica condicionada apenas aos registos com imagem.
Também poderá escolher o formato de apresentação de dados que pretende visualizar. As três opções são: Lista (apresenta os resultados em listagem simples sem fotografia, para mais informação deverá carregar em cima do registo), Álbum (apresenta as imagens dos objectos que correspondem à pesquisa, para aceder a mais informação o utilizador deverá carregar na imagem) e Resumido (apresenta uma listagem dos objectos com fotografia e alguma informação, para mais informação carregar na imagem ou em + Info).

Para accionar a pesquisa terá de carregar em OK .


4. Como utilizar a Pesquisa Guiada?
Esta é uma pesquisa pré-definida.

Ao seleccionar a Pesquisa Guiada surge um menu onde são apresentados diversos Itens que podem compor a pesquisa. Para efectuar a pesquisa é necessário seleccionar os itens pretendidos para encontrar a informação desejada. O utilizador pode seleccionar mais do que um item por pesquisa e deverá fazer essa escolha em cada uma das bases de dados apresentadas.

Se pretende que a pesquisa recaia ou não sobre os registos com imagem(s) associada(s). Para o fazer é necessário seleccionar Registo com Imagem. Se pretender a totalidade de registos não deverá seleccionar esta opção, caso contrário a pesquisa fica condicionada apenas aos registos com imagem.
Também, poderá escolher o formato de apresentação de dados que pretende visualizar. As três opções são: Lista (apresenta os resultados em listagem simples sem fotografia, para mais informação deverá carregar em cima do registo), Álbum (apresenta as imagens dos objectos que correspondem à pesquisa, para aceder a mais informação o utilizador deverá carregar na imagem) e Resumido (apresenta uma listagem dos objectos com fotografia e alguma informação, para mais informação carregar na imagem ou em + Info).

Para accionar a pesquisa terá de carregar em OK .


5. Depois de efectuar uma pesquisa e serem apresentados os resultados podemos alterar os critérios da mesma sem ter de fazer nova pesquisa?
Sim, quando são apresentados os resultados da pesquisa podemos alterar alguns dos critérios utilizados.
No ecrã onde são apresentados os resultados aparece do lado esquerdo e de forma destacada os elementos que compõem a pesquisa: o tipo de pesquisa que está a ser utilizada, se estamos a ver todos os registos ou apenas os que têm imagem e o modo de visualização seleccionado: Álbum, lista ou resumido.


Podemos alterar e ver apenas os registos com imagens ou todos os registos, e o modo de visualização sendo apenas necessário carregar com o rato nas opções pretendidas.


6. As fichas podem ter mais do que uma fotografia associada?
Sim, pode existir mais que do uma imagem associada à ficha que estamos a visualizar. Quando isso acontece por baixo da imagem aparece a indicação do número de imagens que existem e as setas de navegação que permitem ao utilizador visualizar as várias imagens.


7. É possível ampliar as imagens?
Sim, pode-se ampliar a(s) imagem (s), sendo para tal necessário carregar com o rato em cima da mesma. Desta forma accionamos uma ferramenta que se digna de ZOOM.


8. Para que serve o ZOOM?
O ZOOM permite ampliar a imagem e o manuseamento da mesma, ou seja aumentar ou diminuir a imagem segundo a vontade do utilizador, ajustar à janela ou arrastá-la. Cada uma destas funcionalidades está associada a um botão, o que torna a sua utilização bastante simplificada e bastante útil, nomeadamente, para visualizar pormenores.


9. Como usar o Zoom?
Quando carrega com o rato em cima da imagem, esta fica disponível num formato ampliado e com uma barra de comandos que permitem ao utilizador o manuseamento da mesma, ou seja aumentar ou diminuir, ajustar à janela ou arrastar a imagem. A utilização dos botões é bastante simplificada e útil, nomeadamente, para visualizar pormenores.

Para retroceder e voltar à informação sobre o objecto será necessário carregar em Ver ficha.